PLANEJAMENTO URBANO


A densidade populacional é fundamental para o desenho urbano empregado no planejamento das cidades, representando o número de indivíduos total em uma determinada área, sendo expressa em habitantes por unidade de área. Sendo assim, tem-se os seguintes dados:

Área total do empreendimento: 12.000 m2.

Lote mínimo: 250 m2.

Habitação unifamiliar: 5,2 pessoas.

Área non aedificandi: 860 m²

Áreas públicas: 35% da área edificável

Assim, assinale a alternativa que contem a informação correta com relação a densidade populacional.

 


A densidade líquida é de 207,15 hab/ha.


A densidade líquida é de 150.61 hab/ha.


A densidade líquida é de 216,13 hab/ha.


A densidade líquida é de 130 hab/ha.


A área líquida é de 0,80 ha

Um empreendedor deseja construir em uma área de 750 m². Para essa construção análise as seguintes afirmativas.

 

I - Se o empreendimento for em área estritamente residencial, em via local com largura de 7 metros, denominado zona residencial 2, a área construída poderá ser de no máximo 3.000 m² para coeficiente de 4.0.

II - Se o empreendimento for em área mista, em via coletora com largura de 12 metros, denominado zona residencial 3, a área construída poderá ser de no máximo 3.375m² para coeficiente de 4.5.

III - Se o empreendimento for em zona residencial 3 com coeficiente de aproveitamento de 3.5, a construção com área útil de 2.500 m² está de acordo com os parâmetros de uso e ocupação do solo.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:


II e III, apenas


I e II, apenas


II, apenas


I e III, apenas


I, II, III

Kohlsdorf é autor do texto Breve histórico do espaço urbano como campo disciplinar, publicado em 1985 no livro O espaço da cidade – contribuição à análise urbana.  O autor apresenta ideias semelhantes ao que prima o Estatuto das Cidades, instituído pela a Lei n. 10.257, em julho de 2001, 15 anos após a publicação do seu texto.

 

Com relação ao que estudamos no Capítulo II e à Lei n. 10.257/2001, considere as sentenças a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

                                              

(  ) O objetivo do planejamento urbano é, por meio de um conjunto  de medidas, conduzir os municípios na direção adequada, desenvolvendo a cidade nos aspectos sociais, ambientais e econômicos.

( ) As áreas de atuação do planejamento urbano são desenvolvidas separadamente, como exemplo, as atividades humanas, os espaços construídos e as vias de acesso não devem ser integrados.

( ) O planejamento urbano sistêmico é adotado atualmente, uma vez que apresenta conceitos que estão interligados entre si, sendo realizado por uma  equipe multidisciplinar no desenvolvimento de projetos urbanos.

 

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F – V – V


V – F –V


V – V – F


F – F – V


V – V –V

Os sistemas de gestão ambiental são muito utilizados por indústrias que se preocupam com a degradação do meio ambiente ou realizam uma estratégia de marketing, uma vez que muitas multinacionais apenas contratam serviços ou compram materiais de empresas ecologicamente corretas.

Outra vertente na qual a gestão ambiental é empregada é no gerenciamento urbano. Para tanto, é necessária a utilização de políticas públicas e instrumentos legais capazes de garantir a preservação ambiental, concomitantemente ao desenvolvimento urbano.

 

Em relação às legislações relacionadas ao gerenciamento ambiental, analise as afirmativas a seguir classificando-as em V ou F.

 

(  ) Código do consumidor.

(  ) Agenda 21.

(  ) Estatuto do menor e do adolescente.

(  ) Plano Diretor.

(  ) Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 


F – V – F – F – V


F – F – V – F – V


V – V – F – F – V


V – V – F – F – V


F - V - F - V - V

ENADE 2016 Adaptada. O plano diretor, previsto no §1º do art. 182 da Constituição Federal de 1988, e regulamentado no art. 40 da Lei n. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, é o instrumento básico das políticas de desenvolvimento e expansão urbana para a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com o art. 2º do Estatuto da Cidade, “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I. garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II. gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; (...)”

 As figuras a seguir ilustram duas situações relacionadas à elaboração do plano diretor de uma cidade.

 

Considerando as informações do texto e as figuras, analise as afirmativas:

 

I- debates, audiências ou consultas públicas.

II- ouvidorias; fóruns, assembleias, câmaras de discussão, audiências ou reuniões.

III- conselhos municipais; associações de bairro; 

IV- consórcios habitacionais, manifestações de partidos políticos.

 

Os mecanismos que possibilitam a participação da sociedade na gestão democrática para a construção de uma cidade sustentável estão contidos em:

 


I, II e IV, apenas


I, II e III, apenas


I e II, apenas


I, III e IV, apenas


I, III, apenas

O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. Com relação ao planejamento urbano, análise as seguintes afirmativas.

I - Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano é algo dinâmico
II - A cidade ideal passa a ser o foco, ao invés da cidade real.
III - A identidade local, o respeito por heranças naturais, artísticas e históricas, nunca são observados no planejamento urbano.
IV - É fundamental que a equipe técnica e a população tenham participação na avaliação dos impactos e na elaboração das medidas mitigadoras e compensatórias

As afirmativas corretas estão contidas em:


I e IV


II, III e IV


II e III


 I e III


II e IV

Ao realizar o planejamento de expansão do município, é necessário, além da preocupação com o meio ambiente e com a geração de lucros, atentar-se à morfologia da cidade, ou seja, verificar se o local apresenta morros, corpos hídricos próximos, como é o solo da região, avaliar os mapas de curvas de nível, dentre outros fatores.

Essas informações são necessárias para avaliar se a estrutura da cidade é capaz de suportar tais modificações e como a chegada de novas construções pode prejudicar ou melhorar a qualidade de vida da população.

Em relação à alteração da paisagem urbana e seus efeitos para a população e para o meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.

 

I) O crescimento urbano, sem a realização de planejamento e atendimento às políticas públicas, pode acarretar no caos urbano.

II) A chegada de novas empresas e moradias melhoram a qualidade de vida e podem ser realizadas em qualquer lugar da cidade.

III) A mobilidade urbana, ou seja, o tráfego nas vias de acesso, não é alterada devido ao aumento da população ou à chegada de novos empreendimentos.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):


II


I


II e III


I e II


III

Com relação à obrigatoriedade da elaboração do Plano Diretor, analise as seguintes afirmativas:

 

I - Integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas

II - Integrantes de áreas de especial interesse turístico

III - Inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto de âmbito local

IV - Com menos de 20.000 habitantes.

 

As afirmativas que indicam os municípios para os quais há a obrigatoriedade de se apresentar o Plano Diretor estão contidas em:

 


I e III, apenas


I, II e III, apenas


I, II, III e IV


I e II, apenas


I, II e IV, apenas

Com relação ao meio ambiente e ao planejamento urbano, análise as afirmativas a seguir:

Os ecossistemas urbanos têm interesse pela preservação do ar, da água, do solo, do silêncio, e do micro clima, uma vez que, o esgotamento pode impor limites ao seu desenvolvimento.

PORQUE

Os ecossistemas que abrangem aglomerações de população e atividades humanas a energia e as matérias necessárias a seu desenvolvimento provem predominantemente do seu exterior, já que isto possibilita o desenvolvimento destes ecossistemas tendo por limite apenas a disponibilidade de recursos naturais não importáveis.

 

Com relação as afirmativas acima, assinale a afirmativa correta:


Ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não tem nenhuma relação com a primeira.


A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


Ambas as afirmativas são verdadeiras, e a segunda é justificativa da primeira.


A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.


Todas as afirmativas são falsas.

O meio ambiente é um dos principais aspectos que sofrem prejuízos ao se realizarem projetos relacionados ao desenvolvimento urbano e novas tecnologias. Dessa forma, com o intuito de minimizar os efeitos nocivos para os ecossistemas terrestre, aquático e atmosférico, foram instituídas diversas políticas públicas relacionadas a essa temática.

Com relação a essas legislações, existem aquelas que são destinadas à regulamentação de atividades que modificam a estrutura da cidade, porém, minimizam os impactos ambientais gerados.

 

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

 

I)  Lei 6.766/1979 – Parcelamento do solo urbano: apresenta quais terrenos estão aptos ou não ao loteamento, preconizando a preservação ambiental.

II) Lei 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana: relacionada aos projetos e desenvolvimento de construções como hospitais e escolas no município.

III) Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos: apresenta as principais normas, diretrizes e princípios relacionados aos corpos hídricos do município.

 

Assinale a alternativa correta:


I e II


III


I


II


I e III